I PRÉMIO INTERNACIONAL DE CONTO "JUAN R. MENA"
Tem por objetivo transcender fronteiras para expandir a leitura de contos de todo o mundo.
Aberto a todos os escritores do mundo
O espírito deste concurso é a participação de qualquer autor em termos de igualdade, independentemente da nacionalidade, género ou língua.
Datas chave
- 23 abril 2025. Final das entregas
- 25 maio 2025. Finalistas
- 31 junho 2025. Proclamação do vencedor
Requisitos
1. Os autores podem participar neste concurso em qualquer uma das línguas oficiais do mundo.
2. Cada autor poderá apresentar apenas um conto. Não são aceitadas traduções de contos de outros autores.
3. O tema será livre e a extensão deverá ser de 1.500 a 4.000 palavras.
4. O conto apresentado deverá ser original e inédito e não ter sido premiado em nenhum outro concurso antes do momento do veredicto do júri.
5. A participação no concurso é gratuita.
Participação
6. Os contos serão enviados até 23 de abril de 2025.
7. Apresentação da obra: Cada conto será apresentado num único documento eletrónico através de link relato.edalya.com o a través de edalya.com
a) A primeira página do documento deve conter o título, e o lema ou pseudónimo.
b) O autor receberá um e-mail de confirmação da entrega do seu conto ao concurso.
Resultados
8. Antes do dia 25 de maio de 2025, o Júri selecionará oito contos como finalistas.
a) A seleção será comunicada por correio eletrónico aos autores.
b) Estes autores submeterão novamente o seu trabalho no prazo de uma semana, acrescentando os seus dados pessoais (nome, morada, fotografia de passaporte...) e biobibliografia na primeira página.
9. O júri irá selecionar o vencedor até 30 de junho de 2025.
a) A decisão será comunicada por correio eletrónico aos autores finalistas e será tornada pública no sítio web da Editorial DALYA, nas suas redes sociais e através dos meios de comunicação social.
b) A data da decisão é indicativa. Poderá ser adiada se a tradução dos contos e a sua disponibilidade para o Júri assim o exigirem.
c) A decisão do Júri é definitiva.
Prêmios
10. Será atribuído ao vencedor um prêmio no valor de 800€. Todos os contos finalistas serão traduzidos para pelo menos uma língua diferente e serão publicados na Antologia de Contos "Juan R. Mena" Volume 1, uma edição bilingue em espanhol e inglês. Os autores dos contos finalistas receberão um exemplar gratuito da publicação.
Direitos de publicação
11. Os autores dos contos finalistas cedem ao proprietário da Editorial DALYA os direitos de autor da sua obra a nível mundial (incluindo os direitos audiovisuais, de radiodifusão e dramáticos). A cessão de direitos será válida até 31 de dezembro de 2028, embora ao proprietário possa continuar a explorar as publicações efetuadas até essa data. A compensação pela cessão é feita integralmente com o prémio e a tradução do conto, cuja utilização será cedida ao autor na reversão dos direitos e poderá ser explorada livremente, respeitando o copyright do tradutor.
Condições gerais
12. Os participantes são responsáveis perante o organizador pela autoria e originalidade da obra. Portanto, pela simples apresentação da sua história no concurso; garantem que: não foi publicada em papel ou em linha; não foi divulgada por qualquer meio de comunicação; não ganhou um prémio em outro concurso; e não viola as regras de propriedade intelectual, o que significa que está isenta de reivindicações de direitos por parte de terceiros.
13. Ao participarem, todos os participantes aceitam que a sua obra seja traduzida e publicada pela Editorial DALYA ou por outra editora do mesmo grupo, em formato impresso ou eletrônico, incluindo audiolivro e podcast, caso a sua história seja uma das finalistasi.
14. Os participantes comprometem-se a assinar o contrato de publicação correspondente nos termos habituais estabelecidos pela Editorial DALYA.
a) A Editorial DALYA compromete-se a publicar os trabalhos vencedores em 2025, exceto em casos de força maior.
b) Para a publicação das obras premiadas, os autores não terão de pagar qualquer montante, quer em termos de despesas ou tradução, quer de coedição ou similares.
15. A participação no Prémio implica a aceitação integral destas bases e das decisões do Júri. Não será mantida qualquer correspondência sobre as obras que não recebam qualquer prémio.
16. Os candidatos aceitam a política de privacidade descrita em edalya.com/?Itemid=250